Naga Panchami, o dia das Serpentes

Jonas Masetti
4 min readAug 12, 2021

Hoje é celebrado Naga Panchami, um dia muito especial para nós e repleto de significados. Para poder compartilhar um pouco sobre as histórias deste dia e como ele é celebrado na Índia, convidei meu amigo Jyothi para relembrar detalhes sobre essa data.

Trago aqui um compilado do que ele me contou e agora compartilho com vocês:

Na Índia as Nagas são muito admiradas como Devas, então Naga Panchami é um dia muito auspicioso, para se ter as bênçãos de Naga, a serpente. Esse é um dia bom para se fazer um sankalpa para Naga e ser abençoado por ela.

Na mitologia esse dia é o dia em que Krishna venceu Kaliya Sarpa, uma serpente temida e com muitas cabeças, restaurando a tranquilidade em Vrindavan.

Existem 8 Nagas para as quais oferecemos a puja e orações neste dia: Anant, Vasuki, Takshak, Karkotak, Padma, Mahapadma, Shankhpal, e Kulik — elas são consideradas as melhores entre todas as serpentes. Entre elas, 2 são Brahmins, 2 são Kshatriyas, 2 são Vaishyas, e 2 são Shudras.

O significado de Naga Panchami

Naga Panchami é um festival Hindu tradicional, onde o principal símbolo a ser celebrado é a serpente. O festival tem seu nome derivado da combinação de duas palavras — nag, que significa cobra ou serpente, e panchami, que é o quinto dia dos quinze dias de lua crescente ou minguante. Nag Panchami é celebrado no quinto dia do mês de Shravana (Julho/Agosto), de acordo com o calendário Hindu.

Nesse dia, as pessoas vão aos templos das deidades relacionadas às serpentes, e em alguns casos vão até locais onde moram cobras de verdade para oferecer leite, doces e flores.

Durante este festival, algumas mulheres fazem jejum, como símbolo de devoção e disciplina, desde o nascer do sol até que ele se ponha.

Na tradição védica se têm muito respeito pela natureza, e mesmo sabendo que as cobras e serpentes são animais venenosos, elas são respeitadas, pois se sabe que elas são fundamentais para comer os ratos nos campos. Se não houvesse um controle na mortalidade dos ratos, a produção de alimentos reduziria muito. As serpentes formam um elo vital e mantêm o equilíbrio da natureza. É por isso que todas as deidades da tradição védica são adornadas com serpentes.

O que se faz para celebrar Naga Panchami?

Algumas tradições são mais comuns como em todas as outras festividades, como orações e jejum, porém, algumas são mais curiosas, como vocês podem conferir abaixo:

  • Algumas pessoas vão aos formigueiros onde as cobras moram, despejam leite ou as alimentam (apenas com alimentação vegetariana).
  • Os hindus realmente veneram as serpentes quando as vêem com extrema reverência.
  • Manasa Devi, deusa das serpentes, e outras esculturas da Naga são adoradas nesse dia.
  • Desenham-se imagens das deusas das serpentes nas paredes das casas, e também imagens de cobras e pássaros para afastar o medo de serpentes.
  • De acordo com a tradição, as serpentes são consideradas como deidades desde os tempos ancestrais, então, fazer uma puja e orações tem um significado especial nesse dia.
  • Também acredita-se que quem adora as cobras nesse dia, consegue se libertar do medo delas.
  • Muitos acreditam que banhar e alimentar as cobras com leite enquanto as adoram, lhes proporciona bênçãos divinas infinitas.
  • Este festival também é especial para encantadores de serpentes porque eles recebem dinheiro e leite para as cobras.
  • Outro ritual comum é o de desenhar uma cobra na porta da casa. Acredita-se que isso mantém a casa segura, com a proteção das serpentes.

Essas atividades possibilitam um preparo psicológico para que não se tenha pânico ao encontrar cobras no jardim ou no campo.

Os indianos, ao não matarem as cobras, animal vital na cadeia de produção do alimento, aumentam a produção de grãos comestíveis. As cobras inclusive mantém rãs e sapos controlados, estes que normalmente entram em todas as casas durante a temporada de chuvas.

Aqueles que vivem em vilas não têm medo de cobras, mesmo quando elas entram em suas casas, elas simplesmente as prendem em caixas ou vasos e depois as soltam no campo. Todos sabem o valor que elas têm.

Toda vila tem alguns encantadores de cobras, capazes de lidar com elas sem nenhum medo. Toda vila tem um curandeiro com antídotos para o veneno. Mesmo assim, centenas morrem de picadas de cobra, diz-se que mais pessoas morrem em pânico ou por não procurar a ajuda correta.

Espero que essas informações ajudem a transformar esse dia do festival do Naga Panchami ainda mais frutífero e em maior conexão com as qualidades das serpentes.

Hariḥ Om

--

--

Jonas Masetti
Jonas Masetti

Written by Jonas Masetti

Professor Tradicional de Vedanta, formado pelo Swami Dayananda em internato de 3 anos na Índia. “O estudo tradicional invariavelmente mudará a sua vida.”

No responses yet